Ao contrário do que muitos pensam, os cupins são extremamente destrutivos! Todos os anos existem milhares de casos de danos ao patrimônio causado pelos cupins, seja em uma infestação em móveis, infestação em instrumentos musicais, museus ou até mesmo infestação no imóvel. Os cupins podem causar sérios danos: Perdas de documentos importantes, danos em estrutura da madeira, causar curto circuito em redes elétricas com possibilidade de incêndio, desabamento de forro, entre outros danos.
Os cupins de madeira seca podem atacar estruturas de madeira e objetos com baixo teor de umidade. Em comparação com algumas espécies, como por exemplo: o cupim subterrâneo, a população de uma colônia é relativamente pequena, apenas algumas centenas, e os cupins podem abrigar milhões de indivíduos.
Os cupins de madeira seca são considerados uma das pragas mais destrutivas do mundo. Danificam muitos edifícios e estruturas todos os anos e provocam enormes perdas financeiras. Os cupins de madeira seca são insetos secretos e são difíceis de detectar. Sendo necessário consultar um profissional de controle de pragas para fazer uma avaliação.
Cupins de madeira seca são albinos e vivem em sociedade dentro de madeira e de tábuas.
Os furinhos na madeira dá para identificar a presença deles. Como também, ter pózinho todos os dias é sinal de infestação ativa.
O cupim de madeira seca tem por característica despejar o pó, uma espécie de serragem fina da madeira.
Nos cupins subterrâneos encontramos as espécies mais agressivas, que têm como característica principal uma sociedade extremamente organizada. Adaptam-se com facilidade as estruturas das edificações, aninhando em lajes entulhadas, caixões perdidos, alvenarias, etc.
Devemos nos lembrar que, além do solo, os cupins subterrâneos podem construir seus ninhos em vãos estruturais. Essa é uma característica que os diferencia dos cupins de madeira seca, cujos ninhos estão confinados à madeira infestada. A infestação de Cupim subterrâneo está generalizada em quase todo território brasileiro, e já detém o maior índice de ataque e o mais voraz, não possui inimigos naturais eficientes ao seu controle em nosso meio urbano, por isso sua infestação tende a aumentar e alastrar-se.
O cupim subterrâneo vive em sociedade, forma cupinzeiros, e causa grandes destruições.
Rastros de terra que ficam pelo caminho. Os cupins constroem esses tubos de lama como uma forma de abrigo.
Apesar de suas diferenças no comportamento, são muito parecidos com os cupins de madeira, exceto que são pretos, e não brancos como seus parentes.
A broca-de-madeira, a mais conhecida no país, possui uma característica muito semelhante ao cupim, o que dá margem para confundir a sua presença. Porém, a broca de madeira vem da família de besouros, sendo uma espécie conhecida por danificar móveis.
Diferente dos cupins, as brocas não vivem em sociedade, porém, podem ser encontradas em grande quantidades nos imóveis. Por meio de suas mandíbulas essas pragas conseguem perfurar as madeiras com facilidade e invadir os locais em busca de pontos para se reproduzirem. A alimentação das brocas é feita basicamente por madeiras diversas e alguns fungos que podem crescer em material vegetal.
Assim como os cupins as brocas de madeira também solta pózinho, só que mais fino, como pó de canela.
A broca de madeira seca deixa também furo na madeira. Encontra-se o resíduo deixado pela broca, que sai durante o escavamento para sair da madeira.
Apresentam coloração variando do castanho escuro ao preto. A cabeça é destacada do corpo, que tem formato achatado.
Os cupins arborícolas atacam madeiras em geral, são comuns em áreas urbanas, podendo atacar o madeiramento das casas, de modo a danificar as construções. São geralmente encontrados em madeiras dos telhados que tenham proximidade a alguma árvore que contém um ninho. Atacam também a própria árvore que serve de suporte para o cupinzeiro.
O cupim arborícola é mais comum de ser visto em áreas próximas à caatingas e matas, mas isso não impede sua presença em ambientes urbanos. Basta haver algum tipo de sustentação para a construção dos cupinzeiros para que estes venham a se instalar no ambiente. A ação do cupim arborícolas faz com que estes seres se instalem em postes, troncos e vigas próximas aos imóveis. A ação dos cupins muitas vezes ocorre de forma silenciosa, o que pode vir a causar aparições surpresas dessas pragas.
O cupinzeiro é diferente das outras espécies, são grandes, negros e se situam nas copas das árvores.
Os ninhos podem ser apoiados sobre postes, paredes e madeira em geral.
Essa espécie constrói túneis e galerias que vão desde o ninho até o chão.
Contamos com equipes todos os dias para te atender em qualquer horário. Obtemos um atendimento personalizado atendendo sua necessidade!
Há muitos anos no mercado de descupinização, a Termites executa um papel importante, eliminando as colônias obtendo resultados rápidos e eficazes para acabar com a infestação de cupins.
(11) 5555-3636
(11) 95599-0578
atendimento@termites.com.br
Rua Dr. Aldo De Assis Dias, 43 - Vila Isa, São Paulo - Sala 4